SEMENTES DE UVA E A SAÚDE
A uva é o fruto da videira (Vitis sp.), uma planta da família das Vitaceae. É utilizada freqüentemente para produzir sumo, doce (geléia), vinho e passas, podendo também ser consumida crua.
A uva é uma fruta altamente energética por ser rica em carboidratos, apresentando também pequenas quantidades de vitaminas do Complexo B e vitamina C.
Pela sua quantidade de água e sais minerais, ela ativa os rins aumentando a eliminação de urina. Além de suave laxante, essa fruta atua contra várias enfermidades do intestino, fígado, abdômen, vômitos e amargo da boca, além de estimular as funções cardíacas.
Mas quem tem roubado a cena no que diz respeito a saúde e a qualidade de vida são as:
SEMENTES DE UVA
As sementes de uva são utilizadas para tratamento de problemas relacionados ao coração e vasos sanguíneos, como arteriosclerose, pressão alta, colesterol alto, e má circulação. Outras razões para usar as sementes de uva incluem complicações relacionadas a diabetes (como danos aos nervos e olhos), problemas de visão (como degeneração macular), e inchaço após lesão ou cirurgia. O extrato de sementes de uva também é usado para prevenção de câncer e cura de feridas.
A melhor maneira de consumir as sementes de uva, para que o organismo realize uma absorção adequada e aproveite todos os benefícios que elas proporcionam é através de cápsulas com extrato de sementes de uva.
Estudo laboratoriais têm mostrado que o extrato da semente da uva contém antioxidantes, os quais são substâncias que previnem danos às células causados pelos radicais livres. O extrato de sementes de uva em cápsula, tem mostrado muitos benefícios para a saúde em diversos estudos clínicos.
Estudos conduzidos por pesquisadores americanos mostram que pó de sementes de uvas podem destruir células cancerígenas. Os cientistas da Universidade de Kentucky realizaram experiências de laboratório e mostraram que em 24 horas, 76% de células de leucemia expostas ao extrato foram mortas e as células saudáveis ficaram intactas. Estes estudos abrem caminho para novos tratamentos contra o câncer. As sementes de uva contêm alta concentração de antioxidantes conhecidos por suas propriedades contra o câncer. Pesquisas anteriores já haviam mostrado que o pó da semente da fruta pode ser eficaz no combate a células cancerígenas da pele, mama, intestino, pulmão, estômago, próstata e agora também contra a leucemia. Os estudos foram publicados na revista científica Clinical Cancer Research.
PROPRIEDADES DAS SEMENTES DE UVA
A uva possui vitaminas do complexo B e vitamina C. Fornece boas doses de minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo. Além disso, é sabido que a uva é excelente na prevenção de derrames, isquemias, problemas coronários, problemas circulatórios, trombose, etc. A uva age ainda como um anti-alérgico natural.
Efeitos do uso do extrato de sementes de uva em cápsulas:
- São um excelente antioxidante vascular natural.
- Combatem o colesterol ruim (LDL).
- Fortalecem a rede vascular.
- Mantém a elasticidade dos vasos sanguíneos.
- Reduzem a pressão sanguínea.
- Previnem AVCs (derrames e isquemias).
- Previnem doenças do coração.
- Previnem e auxiliam o tratamento da insuficiência arterial/venosa crônica das extremidades (edema dos membros inferiores).
- Previnem e auxiliam problemas de trombose.
- Previnem e auxiliam no tratamento de varizes.
- Reduzem significativamente as veias varicosas.
- Agem como anti-histamínico natural (anti-alérgico natural).
- Excelente restaurador do colágeno.
- Preservam a elasticidade da pele.
- Promovem o rejuvenescimento (Resveratrol).
- Inibem processos inflamatórios musculares e edemas.
- Inibem a lipodistrofia ginóide (celulite).
- Fortalecem a visão.
- Protegem o sistema imunológico.
- Previnem e auxiliam o tratamento da Doença de Parkinson (Mal de Parkinson).
- Previnem e auxiliam o tratamento da esclerose múltipla.
- Melhoram a pancreatite crônica.
- Regulam a permeabilidade intestinal (PI).
- Potencializam os efeitos da vitamina C.
- Reduzem o edema dos nódulos linfáticos.
- Previnem e auxiliam o tratamento da fibromialgia.
SEMENTES DE UVAS E O RESVERATROL - ACÕES E BENEFÍCIOS À SAÚDE
A substância que ficou conhecida no meio científico com o elixir da juventude.
“Uma nova fonte da juventude – Substancia encontrada nas uvas adia envelhecimento, dá quase 30% mais tempo de vida e evita doenças, como Câncer, Alzheimer e Parkinson”
O resveratrol é um polifenol que pode ser encontrado na película das uvas vermelhas, no vinho tinto e principalmente nas sementes de uva. Quanto mais intensa for a cor, quer do vinho quer das uvas, tanto maior o seu conteúdo em polifenóis. Além do resveratrol, existem outros polifenóis com interesse para a saúde humana, tais como os taninos, flavonas e os ácidos fenólicos.
Estudos parecem indicar que o resveratrol pode ajudar a diminuir os níveis de lipoproteínas de baixa densidade, também conhecidas como colesterol LDL (o "mau colesterol) e aumentar os níveis de lipoproteínas de alta densidade, o colesterol HDL, (ou "bom colesterol).
O LDL, principalmente no seu estado oxidado, pode acumular-se nas paredes dos vasos sangüíneos, levando à formação de placas de ateroma. Essas placas dão origem à aterosclerose, que causa a obstrução dos vasos sangüíneos.
O resveratrol favorece a produção, pelo fígado, de HDL; e a redução da produção de LDL, e ainda impede a oxidação do LDL circulante. Tem, assim, importância na redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio.
Estudos parecem indicar também um efeito benéfico do resveratrol na prevenção do câncerPB/cancroPE, pela sua capacidade de conter a proliferação de células tumorais, através da inibição da proteína NF Kappa B, está envolvida na regulação da proliferação celular.
Nem incolor nem insípido. Muito menos inodoro. O liquido que corre na fonte da juventude tem cor, cheiro e sabor de uva. Conforme cientistas, o resveratrol encontrado nas uvas é capaz de adiar doenças ainda sem cura, como câncer, mal de Parkinson e mal de Alzheimer. Mas nem adianta sair comendo todos os cachos de uva que houver nessa vida. Cientistas contam que a substancia somente faz efeito através de suplementos alimentares, como as cápsulas de sementes de uva por exemplo, pois desta forma a quantidade de resveratrol é potencializada. Infelizmente, o que se consome de resveratrol em um cacho de uvas ou no vinho é ínfimo! A quantidade diária ideal da substancia seria encontrada, por exemplo, em 60 garrafas de vinho. E coma alcoólico definitivamente não combina com eterna juventude.
O grupo de pesquisadores liderados pelo cientista americano David Sinclair publicou na Nature um artigo demonstrando que o resveratrol em uma dose de 22 mg/kg/dia aumenta significativamente o tempo de vida.
O neurocientista Alessandro Cellerino, da Scuola Normale Superior de Pisa, (Itália), relatou na revista Current Biology, que o Resveratrol “prolonga a vida e retarda a aparência de características de idade".
Pesquisadores brasileiros já comprovaram que pelo menos dois componentes presentes nas sementes de uva são importantes auxiliares no combate ao processo de envelhecimento precoce, além, de serem grandes ‘armas’ para prevenir o aparecimento de doenças como o câncer e as cardiovasculares. Especialistas ainda dizem que o processo de envelhecimento nas pessoas que utilizam as sementes de uvas pode ocorrer de maneira mais tardia, e sem dúvida mantendo o indivíduo com mais saúde.
Os cientistas e pesquisadores consideram o resveratrol uma supermolécula devido a seu amplo espectro de benefícios à saúde: atua como antioxidante, antiinflamatório, antiviral, cardioprotetor e quimiopreventivo de câncer.
A substância parece agir em diferentes organismos, dos mais simples, como a levedura do pão, aos complexos, como seres humanos. “Os efeitos são potencialmente iguais ou até superiores ao da restrição calórica e da atividade física, comprovadas como capazes de aumentar a longevidade”.
Os genes são “programados” para envelhecer os organismos, mas o resveratrol pode tornar essa atividade mais lenta. Especialistas revelam ainda que ocorre ativação da produção de mitocôndrias (geradoras de energia), garantindo mais resistência física.
Pesquisas tem mostrado ainda que o resveratrol melhora o raciocínio. Em pesquisas realizadas na Universidade de Northumbria, em Newcastle (Inglaterra), um grupo de 24 adultos saudáveis foi submetido a uma série de testes de aritmética antes de receber pílulas de resveratrol ou placebo. Quando foram novamente testados, aqueles que tomaram resveratrol foram os que se saíram melhor.
O New England Journal of Medicine publicou que o Resveratrol pode inverter a aterosclerose. A aterosclerose, que é normalmente conhecida como "o endurecimento das artérias", é um acúmulo de placas no interior das artérias. Como resultado, a aterosclerose retringir o fluxo sanguíneo e pode causar um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral (AVC).
Se não puder utilizar suplementos que potencializem o resveratrol, tome pelo menos o suco de uva. Segundo alguns estudos internacionais, a ingestão de aproximadamente 125 a 480 ml por dia de suco de uva tinto convencional, principalmente provindo da variedade Vitis vinifera, já é capaz de aumentar a atividade antioxidante em quem o adotou dentro da sua dieta. Afirma-se ainda que foi constatada a inibição de processos tumorais, através da redução de danos oxidativos ao DNA, além de ser um inibidor da oxidação da LDL (mau colesterol).
RESVERATROL IMPEDE TRANSMISSÃO DE HERPES
A descoberta foi fruto de uma pesquisa feita nos Estados Unidos, na qual se utilizou sementes de uva em pó para obter o resultado com a substância chamada resveratrol. Ao ser ministrada a substância nos locais inflamados, ela impede a transmissão do vírus, com chances, ainda, de bloquear o seu desenvolvimento. Os cientistas que conduziram o estudo disseram que a técnica também deve ser usada para prevenção, podendo, futuramente, ser usada contra o herpes genital, para isso a substância seria aplicada em camisinhas.
O herpes é incurável, mas não é fatal para adultos. Ele pode ser perigoso se transmitido para o feto durante a gravidez, causando cegueira e doenças fatais na infância.
FONTE: LINK